sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jodhpur - visita à cidade

Esta foi a primeira foto que tirei em Johodpur... o sol nascia, o movimento ainda era reduzido,... Ao fundo o bazar de Sardar e, no centro, a torre do relógio.
Rua central que dá acesso ao bazar
Alguns vendedores no bazar...
No centro da cidade um lago
Construído junto a um lago e no alto de uma pequena elevação, muito perto do forte de Meherangarh, o Jaswant Thanda, o cenotáfio do marajá Jaswant Singh II. O cenotáfio, construído no final do séc. XIX, é feito de mármore branco, proporcionado, elegante, rendilhado e... lindo! 
 
À volta do cenotáfio do marajá estão os cenotáfios dos seus sucessores e familiares.
Seguem-se várias vistas de Jodhpur, também conhecida como a cidade azul. Acredita-se que a tradição de pintar as casas de azul tenha começado devido ao sistema de separação de castas. Diz-se que as primeiras casas a serem pintadas de azul tenham sido as que pertenciam à classe sacerdotal que assim indicava o seu domicilio e ao mesmo tempo as distinguia das outras, das do povo! Com o andar dos tempos muitas pessoas passaram a fazê-lo também, mantendo-se até hoje a tradição.
Seguem-se quatro fotos tiradas a um templo na zona central da cidade - penso que se chama Babake Mandir - no cimo de um penhasco maciço pintado de azul...
 
 
 
 Nos arredores da cidade o Palácio Umaid Bhawan. O arquitecto foi Henry Lanchester (que também projectou o Central Hall de Westminster em Londres), tem 347 divisões - uma delas, o salão central, pode albergar 1000 pessoas sentadas! Na sua construção, que foi iniciada em 1929 e durou 15 anos, trabalharam em média mais de 5000 pessoas. De referir que no edifício não foi usada argamassa ou cimento para manter as suas pedras unidas, pois todas elas foram esculpidas e colocadas por um sistema de entalhe, intercalando-se peças positivas e negativas. Actualmente o palácio está "dividido" em três partes: residência do marajá de Jodhpur, hotel de luxo e um pequeno museu. 
 A torre do relógio e o bazar de Sardar ao fim do dia
Na estação muita gente espera pelo comboio... o meu partiu às 22horas... 
Clicar para voltar a 1ª quinzena de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário