terça-feira, 12 de março de 2013

2009 - A minha viagem dia a dia... - 3ª quinzena


Para ver melhor clicar aqui >A MINHA ROTA (3ª quinzena)


28 Nov 2009 - Varanasi
Depois de uma noite bem dormida, em movimento, cheguei a Varanasi... eram quase 6 horas da manhã! Deixei a bagagem depositada na estação e fui de imediato para o rio Ganges. Queria dar um passeio pelo rio e aí ver o nascer do sol, os banhos dos crentes e o ambiente que envolve este lugar sagrado para os hindus logo pela manhã... Após o almoço voltei à margem e fui ver as cremações no Ganges. Dos passeios dados na beira rio ficam também algumas fotos de pessoas na margem do Ganges...
29 Nov 2009 - Varanasi... Bhubaneswar
Parte da manhã foi passada a pé pela margem do Ganges percorrendo a parte mais sagrada do rio. Ainda antes de almoço fui até à outra margem através da ponte flutuante sobre o Ganges e mais tarde andei pelos becos e ruas de Varanasi... perdi-me (é uma maneira de dizer... ainda não me perdi!) nas estreitas ruas de Varanasi! Cerca das 21 horas tomei o comboio para Bhubaneswar... uma viagem de quase 20 horas!
30 Nov 2009 - Bhubaneswar
Outra noite dormida no doce embalo do comboio!... mais uma! A chegada, dentro do horário previsto, ocorreu já o sol se estava a pôr... Foi só procurar onde dormir, jantar e cama... as visitas ficam para amanhã.
01 Dez 2009 - Bhubaneswar - Konarak - Puri - Bhubaneswar
Levantei-me bastante cedo pois decidi ir a Konarak ver o Templo do Sol. Foram 2h 15m de autocarro para percorrer 65 quilómetros... mas valeu a pena... o templo é magnifico! Tomei depois um táxi para passar uma tarde em Puri, regressando a Bhubaneswar num táxi partilhado (com o condutor éramos 12 pessoas dentro de um 4x4 Tata!).
02 Dez 2009 - Bhubaneswar...
Comecei o dia (8h 30m) a percorrer Bhubaneswar integrado numa excursão (éramos só três pessoas mais o condutor/guia) organizada pelo Turismo local (preço por pessoa: 250 rupias... um pouco mais que 4 euros!...). Começamos por ver muitos templos (a cidade é conhecida como a cidade dos templos), paisagens, grutas... acabando (18h) num enorme Jardim Zoológico (só pelo número e variedade de tigres já valeu a pena!). O comboio para Chennai (a antiga Madras ou, como nós dizemos, Madrasta) saiu no horário (21h 40m). Esperam-me 19 horas de viagem... mas deixo as últimas de Bhubaneswar.
03 Dez 2009 - ...Chennai
A viagem correu bem... não fora o tempo que demorou (mas dentro do horário previsto...). De Bhubaneswar a Chennai a paisagem "corria" quase como se a janela fosse um televisor... O dia está quase a acabar pelo que hoje pouco mais há a fazer. Não tenho escrito nada acerca do tempo... sinal de que o mesmo tem estado bom (quente, sem chuva). Não aconteceu assim à chegada a Chennai... fui recebido com uma chuva miúda, tipo molha tolos... apesar da chuva o calor é muito, anda-se bem só de t-shirt... molha-se e seca quase de imediato.
04 Dez 2009 - Chennai - Pondicherry - Mahbalipuram - Chennai
Logo pela manhã fui até Pondicherry (por vezes aparece com diferentes grafias, p. e. Puducherry). Chovia ao sair de Chennai, quase não choveu durante a viagem (cerca de 160 km) e, para azar meu, apesar de algumas abertas, choveu a cântaros enquanto estive em Pondicherry, pelo que vi muito pouco da cidade... principalmente exteriores... Felizmente a chuva passou e pude visitar Mahabalipuram com um sol radioso.
05 Dez 2009 - Chennai...
O bom tempo (sol com fartura!) voltou! Destinei o dia a visitar os diversos pontos de interesse na cidade: o templo de Kapaleeshwarar, outros templos e, pelo meio, uma volta por Chennai. À noite mais uma viagem de comboio para Ernakulam.
06 Dez 2009 - ...Ernakulam
Cheguei a Ernakulam (a estação de comboios que serve Kochi - Cochim como lhe chamou Vasco da Gama, que aqui esteve sepultado durante 14 anos) ao inicio da manhã. Depois de instalado "contratei" um moto riquexó que me levou a dar uma volta, uma grande volta, passando assim o dia a visitar muitas das igrejas de Kochi (na sua maioria de origem portuguesa) e dar um passeio por Ernakulam e Fort Kochi. Ao anoitecer fui assistir a uma peça de teatro de Kathakali, o teatro típico de Kerala.
07 Dez 2009 - Ernakulam...
Logo à noite rumo a Margão e à praia de Benaulim! De hoje a oito dias regresso a Portugal e quero mais uns dias de praia... Neste último dia em Kochi resolvi dar um passeio de barco pelas backwaters, as águas que banham esta zona... A próxima noite será mais uma passada no embalo do comboio...
08 Dez 2009 - ...Margão - Benaulim
A viagem até Margão decorreu normalmente. Do percurso - a parte diurna - ficaram algumas fotografias de Kochi a Margão. Na estação tomei um táxi para Benaulim e fui directo para a praia. O tempo está quente e a água do mar uma maravilha! Tenho que aproveitar bem estes dias... Uma volta por Panjim.
09 Dez 2009 - Benaulim
Dia de praia óptimo! Temperatura máxima 32ºC, mínima 24º C! a água do mar... uma sopa! Fui finalmente até Reis Magos,,,
10 Dez 2009 - Benaulim
Como hoje é o último dia dedicado só à praia... aqui ficam umas vistas da praia de Benaulim e Margão. Amanhã já sigo a caminho de Mumbai!
11 Dez 2009 - Benaulim...
Último dia em Goa! De manhã... praia!... é a despedida! Depois rumei a Ponda para visitar uns templos, uma reconstituição - conhecida como Big Foot - do que era a vida em Goa há 60... 80 anos atrás (uma espécie de Portugal Pequeninos), terminando com a visita a uma plantação de especiarias, com almoço incluído... são as últimas fotos de Goa. Daqui segui para a estação... esperam-me 12 horas de comboio até Mumbai (saio às 18h e a chegada está prevista para as 5h 50m de amanhã)
12 Dez 2009 - ...Mumbai
Cheguei eram quase 6 horas da manhã. Já se estava a tornar um hábito dormir nos comboios... mas esta, desta vez, foi a última!... Depois de "arranjar" hotel decidi andar mais umas horas de comboio: fui de Neral a Matheran num comboio de via estreita (estreitissima!). Foram cerca de duas horas (22km) em cada sentido! Muito interessante.
13 Dez 2009 - Mumbai
É o meu último dia na Índia! Logo pela manhã uma volta a pé pelo centro de Mumbai, seguindo, mais ou menos, as indicações do Lonely Planet... Pouca gente nas ruas... é domingo. Almoço no Leopold. Mais uma volta por diversos locais, entre eles uma sinagoga. Jantar no Mondegar. O avião de regresso a Portugal é às 2h 45m de amanhã. Boa viagem para mim!
14 Dez 2009 - Mumbai - Londres - Lisboa - Porto
Apesar de ter iniciado a viagem de regresso com um pequeno atraso, cheguei a Londres cerca de 15m antes do previsto. Aqui, após uma espera já prevista de 9 horas, outro avião... Lisboa... mais quase 3 horas de comboio e cheguei ao Porto por volta das 22h 30m.
Por agora... acabou-se!

Apontamentos marginais - 10 --Como recebi uma rupia de gorjeta por uma foto!...
Apontamentos marginais - 11 --Construções com árvores dentro!
Apontamentos marginais - 12 --Biscoitos(!?)...
Apontamentos marginais - 13 --Comboios
Apontamentos marginais - 14 --Barbeiros
Apontamentos marginais - 15 --Portugal na Índia...


Para voltar a ver 2009 - A minha viagem dia a dia... 2ª quinzena clicar aqui.
Para ver De novo na Índia - Outubro 2011 clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário