domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jantar Mantar de Jaipur

Construído entre 1728 e 1734, o Jantar Mantar de Jaipur é o maior dos cinco Observatórios mandados construir por Sawai Sing II (os outros estão em Deli, Ujjain e Varanasi, sendo que o de Mathura já não existe). Os 16 "instrumentos", construídos em pedra e argamassa, que mais parecem um conjunto de enormes e extravagantes esculturas, servem para fazer observações diversas: uns servem para fazer observações diurnas, necessitam da luz solar, e outros são usados de noite para observar a lua e as estrelas. Com eles é possível medir com grande precisão o tempo, a declinação solar, o azimute, a localização de constelações e outros fenómenos astronómicos. É mesmo possível prever alguns eclipses, fazer previsões meteorológicas, como o dia em que começa a monção, a sua duração e intensidade e até a probabilidade de acontecerem cheias ou fome!...
Este é o Samrat Yantra (a palavra Yantra significa "instrumento"), o maior relógio de sol do mundo com os seus 27 metros de altura.A sombra "desloca-se" nesta curva (há outra do outro lado) à velocidade de aproximadamente 4 metros por hora, o que permite calcular a hora exacta com um desvio máximo de 2 segundos!
A "ponta" do relógio coberta de pombos...
Maqueta que permite compreender melhor o "instrumento".
Na foto seguinte dois relógios de sol: à esquerda o Laghu Samrat Yantra (pequeno relógio de sol) e à direita o Narivalaya Yantra (a precisão destes é de cerca de 20 segundos!)
Lá atrás os dois relógios mostrados acima e, em primeiro plano, o Jai Prakash Yantra que com os seus dois hemisférios embutidos permite fazer o mapa celeste.A seguir o Rashhivalaya Yantra, composto por 12 "peças", cada uma respeitante a um signo do zodíaco (as "peças" estão orientadas para as diferentes constelações). Os astrólogos podem com a sua utilização conceber horóscopos, sendo único do género no mundo.
Aqui uma das "peças" e...
...os nomes/símbolos dos planetas.
Com o Ram Yantra, com as suas colunas e lajes horizontais, pode determinar-se o arco celeste do horizonte ao zénite, bem como a altitude do sol... (até parece que eu percebo "disto"... bendita Internet!)
Já o Chakra Yantra é usado para calcular os ângulos das estrelas e planetas.
Vista dos dois "instrumentos" mostrados acima.
A terminar, um instrumento de que não sei nem o nome, nem para que serve... mas parece outro relógio de sol...

Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Realmente estava a ficar convencida de que percebe muito acerca do instrumento usado para conceber horóscopos! Mas com a ajuda da Internet, é bem mais fácil, e é para isso que ela está aí.
    Os relógios de sol parecem ser tão complicados, como aliás todos esses instrumentos! Mas funcionam na perfeição! Os 2, ou mesmo os 20 segundos de possível diferença da hora real, não são praticamente nada!
    E quem sabe se as previsões meteorológicas, conseguidas através destes instrumentos, não são mais acertadas do que aquelas que conseguimos com tantos aparelhos tão sofisticados?
    Muito interessante!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar