quinta-feira, 14 de março de 2013

2009 - A minha viagem dia a dia... - 1ª quinzena

No mapa abaixo mostro os percursos que tomei na Índia durante a 1ª quinzena da minha viagem. A azul as viagens de avião, a verde as de comboio, a vermelho as de táxi e autocarro e a castanho as de barco...
.

Para ver melhor, clicar > A MINHA ROTA (1ª quinzena)
.
29 Out 2009 - Porto - Lisboa - Londres...
Saí do Porto no primeiro comboio da manhã! Chegado a Lisboa fui de táxi para o aeroporto e aí tomei lugar num Airbus 320 que me levou a Londres em cerca de 2h 15m de voo. Após uma espera, já prevista, de 8 horas, num Boing 777, segui para Mumbai (há uns anos atrás conhecida como Bombay ou Bombaim). Passei a noite a dormir como nunca me tinha acontecido...
30 Out 2009 - ...Mumbai
Após 8h 30m de voo chego pontualmente a Mumbai às 11h 30m locais (na Índia são mais 5 horas e meia). De táxi até ao centro (pré-pago no aeroporto - 490 rupias). Procurei hotel, instalei-me e fui até ao Leopold Caffe para um almoço tardio. Os sentidos são despertos para os novos cheiros, sabores, sons e para as As cores da Índia! Durante a tarde um passeio Junto à Gateway of India (Porta da Índia) pela "marginal" vendo o Hotel Taj Mahal e o mar...
31 Out 2009 - Mumbai
Primeiro dia completo em Mumbai. Uma volta de táxi pela cidade (toda a manhã por 900 rupias... cerca de 15 euros!) vendo Dhobi Ghats, a Mesquita de Haji Ali e dando um Passeio por Mumbai . Depois de almoço o resto da tarde foi dedicado a visitar A ilha de Elefanta (cerca de uma hora de barco em cada sentido).
01 Nov 2009 - Mumbai
Mais uma volta por Mumbai de táxi, seguindo-se depois um Passeio a Bandra o bairro português, incluindo a visita a Duas igrejas e uma mesquita. O almoço - um bife de vaca! - foi desta vez no Mondegar. O Leopold e o Mondegar são dos cafés/restaurantes mais conhecidos entre os turistas que visitam Mumbai. Durante a tarde uma visita ao Mercado Crawford
02 Nov 2009 - Mumbai - Damão - Mumbai...
A "alvorada" foi às 5 horas da manhã! Assim começou a Ida a Damão! De comboio desde a estação Mumbai Central até Vapi (a estação mais perto de Damão - a cerca de 12 km) e daqui, de táxi, até Damão. Visita a Damão. Regresso a Vapi e daqui, novamente, até Mumbai onde cheguei por volta das 21h e 30m. A "correr" ao hotel para ir buscar as bagagens e poder apanhar o comboio para Margão com partida às 23h e 15m.
03 Nov 2009 - ...Margão - Benaulim
A viagem até Margão, em carruagem cama com ar condicionado (as temperaturas continuam altas...), decorreu com normalidade (foi uma noite embalada e bem dormida...) chegando por volta das 11 horas da manhã. De táxi até Benaulim (a cerca de 14 quilómetros), a praia escolhida para passar uns dias... Foi chegar, almoçar, fazer uma pequena sesta pois o sol está alto, e... praia! O mar e o sol ... uma maravilha! Que saudades tinha de um banho no Índico! No photos today!...
04 Nov 2009 - Benaulim
A partir de agora, e durante uns dias, descanso, sol e mar! Depois de uma manhã de praia, um passeio até Margão. Almoço no Longuinhos (o restaurante mais conhecido da cidade). Antes de regressar a Benaulim fui até até Colva, a praia mais in de Margão, tomar um refresco (as temperaturas continuam elevadas...).
05 Nov 2009 - Benaulim - Velha Goa - Panjim - Benaulim
Depois de uma caminhada pela praia de Benaulim de mais de uma hora (temperatura máxima 34ºC, mínima 24ºC... a água talvez a uns 26...27ºC) e de mais um rico banho de mar, tomei em Margão um autocarro que me levou até Velha Goa (a actual Old Goa) para uma visita às suas igrejas e Museu. Segui depois para Panjim (actualmente Panaji) para um passeio pelo bairro das Fontainhas (também chamado o bairro português), onde encontrei muitas pessoas que ainda falam português! Regresso a Benaulim pelas 20 horas.
06 Nov 2009 - Benaulim - Chandor - Benaulim
Mais uma caminhada pela praia logo a partir das 7 horas da manhã! A esta hora caminha-se muito bem pois ainda há pouca gente e a temperatura do ar e da água estão óptimas... Após o almoço (um peixinho grelhado acabado de pescar...), fui de autocarro até Chandor, para visitar a casa (talvez, melhor dito, o solar ou palacete) dos Bragança. Uma maravilha a lembrar como vivia, há umas décadas atrás, a burguesia local.
07 Nov 2009 - Benaulim - Palolem - Benaulim
Dia quente! 34ºC! De autocarro (cerca de hora e meia) até uma das praias mais ao sul de Goa - a praia de Palolem. É das mais bonitas e típicas... com os seus "quartinhos" (são mesmo pequenos quartos, para alugar, sobre estacas) junto à praia, os barcos dos pescadores na sua faina e... as vacas a passear pelo areal!
08 Nov 2009 - Benaulim - Calangute - Anjuna - Vagator... - Benaulim
Hoje a viagem foi para ver as praias mais badaladas cá do sítio: Calangute e Anjuna. Primeiro fui directo a Pomburpa, de autocarro, para visitar um amigo e professor de muitos dos meus amigos e amigas, o pintor Vamona Navelcar. Fui depois até Calangute onde almocei no muito conhecido Souza Lobo (restaurante). Contratado um táxi (800 rupias, cerca de 45 km e gastando cerca de 3 horas) fui até às praias de Calangute, Anjuna, Vagator,..., ao forte Aguada e à igreja dos Reis Magos. No regresso a Benaulim umas pingas de chuva... o que é raro por estas paragens nesta época.
09 Nov 2009 - Benaulim
O dia amanheceu cinzento. A temperatura baixou... em vez dos 34... 36ºC, passou para os 32ºC!... O mar, no entanto, parece mais quente. Estou quase a despedir-me da praia de Benalim. Fui a Margão comprar o bilhete de comboio para Udaipur. A viagem vai iniciar-se amanhã ao fim do dia. Antes de almoço aluguei uma bicicleta e pedalei até Varca. De tarde mais uma banhoca na praia, que apesar da chuva miúda e quente que caiu ao fim da tarde, se mantém apetitosa!
10 Nov 2009 - Benaulim - ...
Hoje é o último dia nesta bela praia de Benaulim. Choveu toda a noite! mas a temperatura quase não desceu! O comboio parte às 18 horas e deverá chegar a Mumbai por volta das 6 horas da manhã. É praticamente meio dia de viagem mas, como grande parte dela será a dormir (assim espero!) numa carruagem cama, não deverá custar... Depois de um "intervalo" em Mumbai, à noite tomarei então o comboio para Udaipur (será mais uma noite dormida a bordo!)
11 Nov 2009 - ...Mumbai...
O comboio atrasou cerca de meia hora. Chove em Mumbai, não muito forte, mas o suficiente para molhar! Não se pode andar na rua... Por aqui o S. Martinho não se lembrou de trazer o sol (deve tê-lo levado para Portugal). A ideia que tinha de ver mais umas "coisas" em Mumbai... foi por água abaixo... A chuva ensopa, mas a temperatura está relativamente elevada. O dia foi passado entre um café e um restaurante... Depois de almoço fui de táxi até ao terminal de Bandra para tomar o comboio para Udaipur que parte às 15h 30m ...e com este são três dias sem fotografias!...
.
Apontamentos marginais - 1 --Oficina de táxis / Distribuição gás
Apontamentos marginais - 2 --Fotógrafos fotografados
Apontamentos marginais - 3 --Barcos nas praias de Goa
Apontamentos marginais - 4 --Vinhos de Goa
.
25 fotos, 34 rostos e zero palavras!...
.
Para ver 2009 - A  minha viagem dia a dia... 2ª quinzena clicar aqui.

11 comentários:

  1. Oh Taborda, agora sei o que é a inveja! eu tenho-a de ti.
    O que tu fazes julgo eu, é o sonho de qualquer mortal.
    Um abraço do tamanho da India.
    Flora

    ResponderEliminar
  2. Realmente...acabei de roer a ultima unha sem dar por ela enquanto lia o teu diàrio. Estou ansiosa por ver as fotos...
    Continuação de boa viagem.
    Um abraço. Adélia André

    ResponderEliminar
  3. Ena João que viagem maravilhosa estou ansiosa que venhas para ver as fotos.Ai amigo o Taj Mahal e Agra que é o meu sonho!!!!
    Um abração
    LeoNor

    ResponderEliminar
  4. Olá João! Sou a Ana Melo, filha da Cidalina, sua colega em Nampula. Estou a adorar e invejar o roteiro. Aguardo o prolongamento do conteudo na volta a terras lusas. A minha mãe também anda em viagem. Está em Angola. Como não sabe tanto de computadores só fará o relato quando voltar, em Dezembro. Beijinhos e continuação de boas surpresas.

    ResponderEliminar
  5. Taborda, és um verdadeiro viajante e um grande fotógrafo...Na quinta feira tentei enviar um comentário, mas como os meus dotes nestas novas tecnologias são poucos... não chegou e hoje cá estou de novo a ser teimosa.
    Fazes sonhar e pensar.
    Agradeço a tua partilha.
    Abraços e bom regresso.
    Zita

    ResponderEliminar
  6. Meu caro João Taborda

    Só agora tive oportunidade de ver o teu magnífico trabalho! Parabéns e votos de continuação desta "aventura" nas melhores condições possíveis. Quando regressares e tiveres oportunidade, liga-me para, "ao vivo", me falares da tua "Peregrinação" e não só e quiçá me entusiasmares para algo idêntico mas que não pode afectar muito o meu espírito burguês e comodista...! Abraço - Falcão

    ResponderEliminar
  7. ... Quando for grande, quero ser como tu, João!
    Simplesmente fantástico!
    A reportagem é excelente!
    OBRIGADO pela oportunidade que nos dás de conhecer a Índia.
    Boa viagem e óptimo 2010.
    Um abração.
    Tino

    ResponderEliminar
  8. Caro J.Taborda!
    Só mesmo um caminheiro como tu para ofertar-nos este trajecto tão magnífico e exigente. Que tenhas muitas oportunidades para nos incentivares a tentar fazer o mesmo. Pelo meu modo de estar na vida,apesar de partilhar da inveja que me transmites ao assimilar as tuas ousadas aventuras, acho que perdia metade dos comboios. Obrigado por nos informares tão terra-a-terra e pouca-terra...pouca-terra....
    neloferreira

    ResponderEliminar
  9. Grande viajante, João! Grande e com gosto nas escolhas!...
    Grande abraço e boas viagens,
    Branquinho

    ResponderEliminar
  10. Hi João! Não o conheço mas temos muito em comum. Pelo que li nasceu ou viveu em Moçambique - eu também, vive no Porto - eu também, gosta da India - eu também, mas só visitei uma vez. Este ano se tudo correr como planeado vamos regressar...

    Venho com regularidade ler o seu blog e decidi escrever-lhe para o informar que um amigo nosso, que vive parte do ano em Goa, vai fazer este mês em Lisboa, uma exposição fotográfica da India. Foram fotos recolhidas ao longo de viagens que ele e a mulher tem feito pela India de scooter. Posso enviar-lhe um convite se me indicar um endereço de e-mail.

    Com os meus cumprimentos,

    ZN

    ResponderEliminar
  11. Olá, João.
    Gostava de saber como visitar o Amigo Vamona.Ou, de o receber na minha casa, se vier a Portugal.
    Sou sobrinha de Afonso Nuno Vasco de Campos (o avôzinho), de Nampula - já falecido.
    Maria Eduarda Mota de Campos
    mariaecampos@clix.pt

    ResponderEliminar